Calculadoras relacionadas a datas
Saber em que semana de gravidez você está e a data de nascimento do bebê, gera muita ansiedade, especialmente se você for uma mãe de primeira viagem. Se você está procurando uma maneira de verificar o período de gravidez, você pode recorrer à calculadora gestacional. A calculadora gestacional serve como um meio de estabelecer o dia e a semana da gravidez, além de fornecer uma data de nascimento aproximada. Este método não especifica a data exata do parto ou a idade real do feto, mas permite uma estimativa bastante precisa. A calculadora gestacional usa a regra de Naegele, método desenvolvido pelo médico alemão Franz Naegele, portanto, é baseada na suposição de que uma gravidez dura 9 meses do calendário (10 meses lunares, 28 dias cada), ou 280 dias. Você pode calcular a data aproximada do parto, levando em consideração o fato de que a gravidez dura 280 dias, a partir da data da última menstruação.
Como calcular a idade gestacional?
Para calcular a idade gestacional, você deve levar em conta a data da última menstruação. Assim, você saberá quantas semanas sua gravidez dura e quantos dias faltam para você dar à luz. Seguindo a regra de Naegele, para calcular a idade gestacional utilize a seguinte fórmula: O primeiro dia do último período menstrual (DUM) + 7 dias - 3 meses + 1 ano = data provável do parto (DPP). Por exemplo: 1º de agosto de 2021 + 7 dias - 3 meses + 1 ano = 8 de maio de 2022. De acordo com essa regra, o ciclo menstrual normal é de 28 dias e a ovulação ocorre no 14º dia, após o início do ciclo. Caso você não saiba com exatidão o DUM, você pode apontar uma data aproximada ou confirmá-la, de acordo com a idade gestacional apontada pelos primeiros exames de ultrassom, realizados em uma clínica médica
Por que é importante uma calculadora gestacional?
Embora a idade gestacional estabelecida com a calculadora seja apenas uma estimativa, é muito importante saber em que semana de gravidez você se encontra. Saber a idade gestacional aproximada, permite que você verifique a saúde do feto, planeje todos os passos da gravidez, se prepare melhor para o parto e organize soluções caso seu bebê possa nascer prematuro.
A calculadora gestacional é confiável?
Sim, a calculadora gestacional é confiável e precisa. No entanto, vale lembrar que a idade do feto e a data de nascimento do bebê são apenas dados aproximados. Isso porque, é levado em consideração a data do último período menstrual e não a data real da concepção, que geralmente é muito difícil de definir exatamente. Além disso, nem toda mulher tem um ciclo menstrual regular de 28 dias e nem todas as gestações duram exatamente 40 semanas. Portanto, o resultado fornecido pela calculadora de gravidez deve ser sempre considerado apenas um indicativo. Mas vale salientar que a idade gestacional exata e a data do parto podem ser calculadas com base no exame de ultrassom, mesmo que você tenha esquecido a data da última menstruação, o ultrassom permitirá avaliar com precisão a idade do feto. O ginecologista medirá dados precisos da gravidez e fornecerá dados com base nessas informações. A ultrassonografia costuma ser realizada entre 11 e 14 semanas de gravidez.
Qual a melhor calculadora gestacional?
Não existe uma calculadora que registre com exatidão a data da concepção do bebê, então por isso, não podemos cravar uma melhor calculadora gestacional. Porém, além da regra de Naegele, outros métodos podem ser utilizados no cálculo, como Mittendorf e a regra de William, a regra de Wood e a regra de Parikh, mas os resultados costumam ser semelhantes.